23 setembro, 2010

Games: Atualização do PS3 barra controles de terceiros

De acordo com relatos de usuários do fórum oficial do PlayStation, a mais recente atualização do PlayStation 3 trouxe uma novidade indesejada. Diversos controles "terceirizados" e outros acessórios pararam de funcionar após a atualização 3.50 do console. Segundo as informações, o problema ocorreu por conta de modificações na porta USB do aparelho.

O firmware foi lançado na última terça-feira (21) e interrompeu o funcionamento de joysticks não-oficiais que se comunicam pela porta USB, adaptadores de controle de PlayStation 2 e alguns modelos de guitarra para Guitar Hero. Isso inclui alguns joysticks licenciados da MadCatz, empresa responsável pela fabricação de acessórios para videogames. Até mesmo alguns mouses e teclados, que eram ligados na USB do console, não estão mais sendo reconhecidos pelo sistema.

Curiosamente, no mesmo dia da atualização, a Sony Computer Entertainment America anunciou em sua página oficial um "alerta ao consumidor". "A SCEA não dá suporte a a controles falsificados ou não-licenciados nas atualizações de sistema e estes acessórios podem deixar de funcionar em uma futura atualização", dizia o comunicado.

Possivelmente, a remoção da compatibilidade com alguns acessório via porta USB tem relação com a recente onda de pirataria que invadiu o console da Sony. Por meio da porta de comunicação, hackers obtiveram acesso ao modo debug (de desenvolvimento) do console, o que permitiu a execução de jogos copiados (backups).

A respeito desta leva de acessórios que deixaram de funcionar, contudo, a companhia não emitiu um comunicado oficial.

Finalboss

Nenhum comentário: