12 junho, 2011

Review: Samurai Shodown RPG [PSX]


Os anos 90 nos trouxe o melhor dos jogos de luta, alguns em tanto, mas a rivalidade Capcom x SNK nos deu bastante séries boas (por parte da SNK para tentar derrubar Ryu e cia.). Entre as franquias, um jogo chamava a atenção por ser um pouco diferente. Nele os personagens não estavam apenas “saindo na mão”, mas sim usando espadas e tinhamos samurais e ninjas (e muito mais por trás disso se investigarmos a história e suas referencias), esse jogo era Samurai Shodown.

Não irei falar sobre a série de luta, mas sim de uma versão que até a internet se popularizar, era conhecida por poucos (eu tive a sorte de conhecer e joga-la no fim dos anos 90): Shinsetsu Samurai Supirittsu Bushidō Retsuden, 真説サムライスピリッツ武士道列伝, ou popularmente Samurai Shodown RPG.

Escolhendo entre HaohmaruNakoruruGenjuroGalfordUkyo ou Cham Cham, você encara o desafio entre os 3 primeiros jogos da série porém, somente a versão de NEO-GEO CD ficou completa pois a SNK fez um marketing fail, colocando nas versões Saturn PlayStation com apenas dois dos três capítulos.

Com exceção de Genjuro, conforme você vai avaçando no jogo/história, vai formando grupo com outros persoagens conhecido da série. Genjuro fica o jogo inteiro praticamente sozinho, sem ter amigos, começa ai o meme forever alone …
Entre os personagens vemos figuras como: Jubei, Hanzo, Charlotte, Kyoshiro, Wan-Fu, Tam-Tam, Kazuki Kazama, entre outros.

Como em todo RPG, as ações são por turnos e temos opções como atacar, usar movimento especial, usar itens, magia, fugir. Quanto mais lutar, mais experiencia a acumular e mais forte seu personagem vem a ficar até que possa derrotar seu ultimo adversário.

Enquanto que a jogabilidade é amplamente semelhante nas 3 versões do jogo, certas diferenças estéticas entre as versões para Playstation/Saturn e Neo-CD sugerem que o desenvolvimento tenha sido feito por dois times completamente diferentes. Algumas das principais destas diferenças são:

* A versão do Neo-CD possui consideravelmente mais animação nos sprites dos combates do que das versões de PS e Saturn, incluindo poses de luta únicas para cada personagem e animações de morte especializadas para monstros.
* A versão Neo-CD possui menus mais coloridos e ornamentais, enquanto que as versões de PS e Saturn tinham menus praticamente brancos, rosa e verde.
* Os movimentos na versão Neo-CD tinham um visual e sentimento mais suave que o das outras.
* No mapa do mundo, a versão de Neo-CD usa uma versão de menor escala do sprite do personagem num local normal. A versão de PS usa um sprite inteiramente novo.
* O Neo-CD roda na sua resolução normal de 304x224px, enquanto que o PS/Saturn roda em 320×240.
* A versão Neo-CD possui menos pausas entre os clipes com áudio do que as outras versões.
* As versões PS/Saturn possuem cortes significantes nas animações de andar e correr dos personagens.
* A versão de PS capacita o jogador de selecionar a força do ataque normal após escolher o alvo, enquanto que a de Neo-CD não o faz.
* A versão do PS exibe uma barra “Tempo Ativo de Batalha”, enquanto que a Neo-CD não.
* A versão do PS possui música de maior qualidade, mais que ambas as outras versões, devido à configuração PCM.

A história do jogo se desenvolve de forma boa porém, aqui vem o ponto que deixou a série meio oculta. O jogo existe somente em japonês e, ainda mais sendo um RPG, acabou ficando apenas em nihon-go mesmo porém, seria digno se a SNK tivesse lançado uma verssão ocidental.

Using my full strength is unnecessary for wimps like you.
Haohmaru





Nenhum comentário: