23 fevereiro, 2013

Review: Goldeneye 007 [DS]



Uma vez clássico sempre clássico? Essa pode ser a pergunta a ser feita ou respondida quando foi anunciado um remake do melhor jogo de tiro de todos os tempos, CoD/BF faps pira na afirmação, que fora lançado para o Nintendo 64 (lembra dele?) e continua sendo A referência para multiplay em jogos de tiro. Além de quebrar o estigma de que jogos “baseados” em filmes são epic fail. Vamos a análise de Goldeneye 007

Confesso que em questão do Singleplay, conheço pouco do original, já que na época o que mais imperou do jogo (praticamente perfeito) foi seu multiplay. Quatro pessoas jogando ao mesmo tempo, dividindo a mesma televisão e isso sendo muito épico. Algo comum na época, aliás duas coisas, era sempre ir atrás ma maior tv possível para jogar Goldeneye com os amigos da melhor forma e, na sua maioria isso era nas locadoras.

Nos anos 90 era algo muito comum as locadoras tirando um troco extras com o pessoal pagando pra jogar, bons tempos de pagar R$0,50 cents pra meia hora dos vgs da época e R$1,00 a hora nos mesmos. Fora os arcades em algumas ou nas casas de jogos, bons tempos.

Indo agora ao presente, algumas mudanças ocorrem no jogo lançado para Wii, originalmente o jogo pega poucas coisas do filme, talvez o motivo do seu sucesso, e chegando ao remake ele se passa após a Guerra Fria tendo toda a ação na base Facility (nome troll se verificar o quão labirinto é esse mapa) e por Bond ser interpretado por Daniel Craig (a personificação da violência), algumas alterações na história foram realizadas para ficar mais próximo do seu Bond e se encaixa nos eventos após Quantum of Solace.

Toda a técnologia de antes, assim como nos filmes atuais, vem diminuindo porém, ficou modernizada. Em muitas missões Bond vai usar seu smartphone para falar com a MI6 e enviar fotos pro instagram para a base mostrando muito do que os vilões pretendem fazer.

O jogo utiliza bons recursos do DS em seu gameplay. Como padrão o jogo permite usar a segunda, ou para alguns a melhor, combinação que um shooter pode ter: D-Pad + Stylus. Usando a Stylus na tela de toque, você movimenta a visão de Bond e por consequencia sua mira. Enquanto o direcional movimenta o personagem e os tiros ficam por conta dos botões de ombro (L ou R). Lembrando que os jogos de 007 no DS trazem a opção canhoto, jogando a movimentação nos botões.

Além de recorrer à alguns puzzles na tela de toque, como os painéis com teclados, uso de cardkey, momentos de hacking com pendrives e cabos de rede, uma fase do jogo trás um uso interessante para prosseguir, talvez até mais do que visto em alguns Zeldas para apagar as tochas com o mic. Em dado momento, 007 precisa arrombar uma porta e joga-la longe. O que lhe vem a mente? Uma seta no touch screen para simular? Melhor do que isso: feche o DS e abra para ver a mágica acontecer.

Sobre o multiplayer, ele permite até 6 pessoas e não pude testar. Se ter um N64 ajuda na experiência, com o DS é necessários que os amigos também tenham um e nisso, os “hereges” me deixarma na mão (brinks galere).

Goldeneye 007 vale e muito a pena ser jogado, e sua versão maior de Wii também é bem recomendada pela crítica dita especializada. Se você tem o DS, compre sem medo ou torça para ganhar de presente como ganhei :D

Nenhum comentário: