01 julho, 2012

Quem é quem em The Amazing Spider-Man (movie)?

O amigo da vizinhança está voltando em um reboot cinematográfico após 3 filmes, os dois primeiros muito bons e o primeiro sendo responsável direto pelo "boom" dos filmes de heróis que tivemos na última década, enquanto o segundo manteve o nível e até superou mas nunca será confirmado isso perante a epicness do primeiro. O terceiro tem o Venom ... melhor não comentarmos.

A trama reconta a história de Peter Parker (Andrew Garfield), um estudante rejeitado por seus colegas e que foi abandonado por seus pais ainda criança, sendo então criado por seu Tio Ben (Martin Sheen) e pela Tia May (Sally Field). Como muitos adolescentes, Peter tenta descobrir quem ele é e como tornou-se a pessoa que é hoje. Peter também está começando uma história com sua primeira paixão, Gwen Stacy (Emma Stone), e juntos eles lidam com amor, compromissos e segredos. Quando Peter descobre uma misteriosa maleta que pertenceu a seu pai, ele começa uma jornada para entender o desaparecimento de seus pais - o que o leva diretamente à Oscorp e ao laboratório do Dr. Curt Connors (Rhys Ifans), antigo sócio de seu pai. Procurando por respostas e uma conexão, Peter comete um erro que o coloca em rota de colisão com o alter-ego do Dr. Connors, O Lagarto. Como Homem-Aranha, Peter tem que tomar decisões que podem alterar vidas, para usar seus poderes e moldar seu destino de se tornar um herói.

Eis o elenco e sinopse do primeiro filme (do reboot), estreia dia 06/07/12,  que promete, segundo o diretor, criar um "Aracno Universo". Como assim? Você assistiu a Os Vingadores? Se não captou vamos lá. Tivemos filmes dos heróis isolados, e ai chegamos a Os Vingadores e todos ficamos felizes com a monstruosidade que vimos no cinema (Batman? Bitch please, Hulk SMASH!). Segundo o diretor Marc Webber teremos filmes de outros personagens do univeros ou seja: por enquanto um filme sobre o Venom está confirmado. Mas e como isso ficará pra futuro? Teremos também filme do Carnificina (Carnage) e fica tudo certo? Lembrando que esses filmes seriam independentes, não consigo ver a origem do Venom sem ter o Peter Parker no filme dele ...

Voltando ao reboot, a parte que tocar o temor em todos que são fãs, ou ouviram por alto, é a parte de história que faz questão de contar a história nunca antes contada: origem dos pais de Peter. Nos quadrinhos isso nunca foi tão relevante ou importante e isso pode atrapalhar um pouco o filme. Em tudo que vimos dele até hoje, Parker parece que nunca sentiu a falta deles enquanto protege sua tia e vive com Mary Jane.

Falando na mocinha, esqueça-a. Agora quem está como par amoroso do cabeça de teia é Gwen Stacy, muito bem caracterizada no filme, sua primeira namorada ou seja, antes de Mary Jane surgir em sua vida e tornar-se sua esposa e mãe de sua filha.

Gwen Stacy foi retratada primeiramente como a garota mais bonita da universidade, uma jovem imatura e bastante confusa com seus sentimentos para com relação ao jovem Peter Parker. Ela sempre buscou todos os motivos para odiá-lo e sempre procurava implicar com ele, mas essa atitude escondia um forte sentimento que a jovem sentia pelo rapaz. Sem ela saber ele sentia o mesmo, mas afastava esses pensamentos por pensar que alguém tão diferente dele seria inalcansável. Ela, a mais bela e popular, e ele, só um nerd anti-social. Quando Peter se tornou amigo de Harry Osborn e passou a conviver no seu círculo de amigos, ele se aproximou de Gwen e a atração entre os dois foi ficando cada vez maior.

O Dr. Curt Connors, reservista do Exército dos Estados Unidos da América, foi mandado para a Guerra do Vietnã, onde perdeu o braço direito. Inspirado na capacidade de regeneração dos répteis, ele tornou-se um cientista e dedicou-se a estudar uma fórmula química que o fizesse recuperar o membro perdido. A sua pesquisa conduziu-o a um soro de répteis, que ele injetou em si mesmo, porém com o efeito colateral de tê-lo transformado em uma criatura meio humana, meio réptil: o Lagarto. Além da capacidade de regenerar órgãos ou membros perdidos, o Lagarto tem uma força descomunal, várias vezes superior à média humana, além da rapidez e agilidade características dos répteis, fora a capacidade de escalada em superfícies rugosas. Ele também tem o poder de controlar todos os répteis perto de si, mas não costuma usá-lo com muita frequência.

O Lagarto deseja destruir todos os mamíferos da face da Terra. Para tanto constrói vários equipamentos e máquinas, mas sempre é detido pelo Homem-Aranha. O primeiro confronto entre os dois se deu nos pântanos da Flórida, quando o fotógrafo Peter Parker foi enviado aquele local para investigar as aparições de um monstro. Depois o cientista mudou-se para Nova York, passando a trabalhar no laboratório de pesquisas da Universidade Empire State, onde Peter Parker foi estudante.

O Homem-Aranha nutre um sentimento de compaixão, piedade e amizade pelo Dr. Connors, o que o leva a conter-se quando enfrenta o monstruoso alter-ego do cientista. Numa ótima história em duas partes, desenhada por John Buscema em 1969 (republicada no Brasil em A Teia do Aranha #9), o herói se viu numa situação em que tem que se defender, e ao mesmo tempo proteger, o vilão dos ataques do Tocha Humana (membro do Quarteto Fantástico e conhecido dos primeiros leitores do aracnídeo por nutrir com ele um misto de amizade e rivalidade adolescente das mais interessantes). A família do Dr. Connors (esposa Martha e filho Billy), também costuma ficar no fogo cruzado da luta entre os dois. O Lagarto oscila entre uma mente irracional e o cérebro brilhante do Dr. Connors. Quando prevalece a mente agressiva do Lagarto, ele tenta se livrar da sua personalidade humana, e quando a razão do Dr. Connors se sobressai, ele tenta se livrar do Lagarto. Várias vezes ele e o Homem-Aranha pensaram ter conseguido uma cura, porém o Lagarto sempre acaba voltando.

Um dos mais importantes e populares super-heróis das histórias em quadrinhos, séries animadas, filmes, jogos e outras formas de mídia. Suas revistas estão entre as mais vendidas do gênero no mundo há décadas. É a identidade secreta de Peter Parker. Foi criado por um dos mais bem-sucedido criadores moderno de histórias em quadrinhos, Stan Lee, com seu grande parceiro Steve Ditko. Na época do início da publicação de Homem-Aranha no começo da década de 1960, os heróis seguiam um padrão mais ou menos uniforme de rigidez moral e retidão, tanto em suas vidas normais quanto quando travestidos em seus alter-egos. O Homem-Aranha, contudo, foi o primeiro herói a ganhar dinheiro com o uso de seus poderes: Peter Parker vende fotos agindo como o herói para o Clarim Diário. Seus motivos, porém, são altruístas: ele ajuda a tia viúva e idosa a pagar as contas, principalmente com os remédios.

Órfão quando pequeno, Peter Benjamin Parker foi morar junto com seus tios Benjamin e May Parker em Forest Hills, Queens, na cidade de Nova York. O menino cresceu e se tornou um adolescente tímido, mas extremamente inteligente. Era muito desajeitado com as garotas e não tinha muitos amigos. Aos 15 anos, durante uma demonstração de equipamentos que manipulavam radiação, Parker foi picado por uma aranha de uma espécie cujo veneno, em situações normais, é inofensivo ao ser humano. Porém, ela havia sido exposta à radioatividade do aparelho e por isso a picada provocou impressionantes mutações na genética, metabolismo e biologia do organismo do jovem Peter. Na versão ultimate (ou Marvel Millenium, como é mais conhecida no Brasil) e no filme de 2002, Peter é picado por uma aranha geneticamente alterada.

Peter descobre sobre seus poderes quando quase é atropelado por um carro. Seu sentido de aranha o alerta do perigo e por puro reflexo ele salta e se fixa na parede de um prédio. Ainda assustado, ele escala esse prédio e amassa uma chaminé de aço como se fosse de papel. A cena em que um menino o vê escalando a parede ficou imortalizada em todas as HQ's que contaram a sua história, menos no cinema e na edição Ultimate Marvel.

Parker fica muito empolgado com seus novos poderes e, no início, pensa somente em como ganhar dinheiro com eles. Levado por esses pensamentos individualistas, não faz o mínimo esforço para impedir a fuga de um ladrão, que logo depois viria a matar seu tio Ben. Quando descobre que o assassino do tio é o bandido que poderia ter detido sem dificuldades, se vê tomado por um sentimento de culpa que traz uma dura lição: "Com grandes poderes vêm grandes responsabilidades". A partir de então, começa a utilizar seus poderes para combater o crime na cidade de Nova York, criando seu próprio disfarce e fazendo suas próprias roupas.





Nenhum comentário: