04 setembro, 2011

The Avengers (movie) - Quem é quem?

Como bem sabemos ano que vem chega O super filme da Marvel: Os Vingadores (The Avengers). Após os filmes do Homem de Ferro, Hulk, Thor e Capitão América como preparação do terreno, cada filme tinha uma ligação com o universo do outro herói para no final termos todos conectados no mesmo filme. Vamos ver um pouco mais sobre "Os Heróis mais Poderosos da Terra" que nasceram para ser a resposta da Marvel para a Liga da Justiça da América da DC Comics.

O filme já teve muita ação filmada na New York ficticia e agora o elenco está na verdadeira gravando mais e mais ação como a luta entre Loki e Capitão América, além de muitas explosões de cenário. No elenco estão Robert Downey Jr. (Homem de Ferro), Chris Evans (Capitão América), Chris Hemsworth (Thor), Jeremy Renner (Gavião Arqueiro), Mark Ruffalo (Hulk), Scarlett Johansson (Viúva Negra), Tom Hiddleston (Loki) e Stellan Skarsgard (Dr. Selvig).

A primeira aparição do Super Time foi na revista The Avengers #1 em Setembro de 1963, criada por Stan Lee, Jack Kirby e Dick Ayers, como resposta a Liga da Justiça da DC, na qual reunia os principais heróis de seu Universo combatendo o crime (a LJA foi criada por Hal Jordan (Lanterna Verde) e tem nomes como Superman, Batman, Mulher-Maravilha, Aquaman, "Ajax" o Marciano, e outros). Antes dos Vingadores, a primeira resposta da Marvel pra LJA foi a criação do Quarteto Fantástico porém, eram heróis novos assim como X-Men que vieram sequentemente.

Dois anos depois da criação do Quarteto, era reunido o Super Time para os Vingadores, seguindo o conceito do time formado por heróis consagrados.Diferente de outras equipes do universo Marvel, os Vingadores receberam reconhecimento oficial do governo, quase desde o início com autoridade aceita internacionalmente durante a maior parte de sua história. O grupo é conhecido por reunir os "heróis mais poderosos da Terra" e ao longo de sua história manteve essa premissa, com exceção da segunda formação: foi quando houve uma reformulação chefiada pelo Capitão América que recrutou vilões regenerados e não tão poderosos como Gavião Arqueiro e os mutantes Mercúrio e sua irmã, a Feiticeira Escarlate. Mas a equipe retomaria sua condição de "a mais poderosa" nos anos 1970, com a proposta de "combater vilões que nenhum herói conseguiria sozinho", e com isso fazendo uma mescla com os membros fundadores e os novos recrutas.

Com a finalidade de ser a equipe de "Heróis Mais Poderosos da Terra", os Vingadores tem contados com humanos, inumanos, heróis mecânicos, vilões regenerados e seres sobrenaturais. A despeito de suas diferenças (que facilmente terminam em brigas), eles têm conseguido se unir em uma equipe coesa, para combater extraordinárias ameaças ao mundo, se reunindo ao som de seu grito de guerra: "Avante, Vingadores!".

Nos Estados Unidos, a revista sempre recebeu um cuidado especial da Marvel e teve alguns dos melhores escritores e desenhistas da indústria das histórias em quadrinhos trabalhando nela ao longo dos anos, com o título se mantendo como o favorito dos fãs. A série continua, virtualmente sem interrupções, até os dias atuais, com as histórias explorando a ideia do que significas ser humano ou super-humano e o papel e as responsabilidades de ser um super-herói.

Elenco


Capitão América (Steve Rogers) - Chris Evans

Capitão América (Captain America, em inglês), é o alter ego de Steve Rogers, um personagem de HQ (História em Quadrinhos) da Marvel Comics. Foi criado por Joe Simon e Jack Kirby, apareceu pela primeira vez em Captain America Comics #1 (Março de 1941).

O Capitão América foi o maior de uma onda de super-heróis surgidos sob a bandeira do patriotismo norte-americano, os quais foram apresentados ao mundo pelas companhias de Histórias em Quadrinhos, durante os anos da Segunda Guerra Mundial. Ao lado de seu parceiro Bucky, o Capitão América enfrentou as hordas nazistas durante a Segunda Guerra Mundial, mas caiu na obscuridade após o fim do conflito.

Steve Rogers, nascido em 4 de Julho de 1917 e morto aos 89 anos em Nova Iorque, depois que renasceu na Era Moderna, teve muitas dificuldades para se adaptar a vida civil. No início morava na mansão dos Vingadores e era praticamente um super-herói de tempo integral. Continuou nesse ritmo quando se aliou a Shield e teve um romance com a Agente 13. Somente no fim da década de 1960, Steve Rogers começou a buscar uma vida própria. Um desentendimento com Nick Fury o fez se afastar da espionagem. Comprou uma motocicleta e saiu em viagem pelo interior do país. Retornaria depois que o Caveira Vermelha voltou a atacar. 

Homem de Ferro (Tony Stark) - Robert Downey Jr.

Homem de Ferro (Iron Man, em inglês) é um personagem de HQ da Marvel Comics. Sua identidade secreta é a do empresário e bilionário Anthony Edward "Tony" Stark. O Homem de Ferro foi criado por Stan Lee em 1963, com projeto de Don Heck nos desenhos, sua primeira publicação foi em Tales of Suspense #39 e (história publicada pela primeira vez no Brasil em Heróis da TV #100).

Tony Stark, o Homem de Ferro, é um cientista e empresário genial, formado com Ph.D. em física e engenharia elétrica pelo MIT. Nunca faltou dinheiro para seus projetos, pois, herdou a fortuna e os empreendimentos de seu pai aos 21 anos, quando este faleceu em um acidente. Dada a sua juventude, criou para si um estilo playboy bilionário. Essas características foram inspiradas no milionário americano da vida real, Howard Hughes.

Durante a guerra do Vietnã, o inventor e industrial Tony Stark aproveitou a oportunidade para melhorar o armamento americano, e ampliar sua fortuna. Em sua primeira visita ao Vietnã acabou acidentalmente acionando uma armadilha, Stark sobreviveu a explosão mas estilhaços da bomba atingiram seu coração. Os vietcongues o capturaram e foi levado até o líder Wong Chu. Restavam apenas alguns dias de vida para o americano, e Wong Chu o forçou a criar uma poderosa arma e prometeu que depois ele seria operado dos estilhaços. Tony decidiu obedecer, mas não criou uma arma, e sim algo que o mantivesse vivo e permitisse derrotar o vietcongue. Preso com ele estava outro gênio, o professor Yin Sen. Stark revelou seu plano ao professor, e Yin Sen o ajudou a construir o reator stark e a armadura que o manteria vivo.

Thor - Chris Hemsworth

Thor é um personagem de HQ presente no Universo Marvel, publicado pela Marvel Comics. Baseado no deus Thor da mitologia nórdica, ele foi criado por Stan Lee, Larry Lieber e Jack Kirby, tendo Joe Sinnot participado como desenhista ajudante, não sendo creditado. Sua primeira aparição foi numa revista chamada Journey into Mystery #83, em 1962, nos E.U.A.

Filho de Odin, o Deus supremo de Asgard (o céu dos nórdicos) e de Jord, a deusa da Terra (também chamada de Midgard), Thor é o príncipe de um outro mundo existente numa dimensão acima de Midgard, a Terra. Nesse mundo existem outros diversos reinos como por exemplo a terra dos gigantes de gelo e Valhalla, o lugar para onde vão os espíritos dos guerreiros que morrem em combate. Trata-se justamente de uma adaptação da mitologia nórdica, traduzida no Universo Marvel como apenas mais uma dimensão paralela.

Os nove mundos de Asgard são ligados pela Ponte do Arco-Íris (Bifrost), que é guardada por Heimdall, o eterno guardião da ponte. Thor possui um irmão adotivo chamado Loki, o traiçoeiro deus das trapaças e mentiras. Devido à sua má índole e à inveja que sente por Thor ser o filho mais querido de Odin, Loki está sempre a tramar a morte do irmão e a posse de Asgard.

Em sua juventude, Thor tinha comportamento arrogante e impulsivo e, em uma de suas aventuras, cometeu uma grave falta. Perseguindo um pássaro de pedra que causava muita destruição, acabou invadindo o reino dos Gigantes de Gelo e violou o tratado estabelecido por Odin. Para punir o filho e lhe ensinar a virtude que lhe faltava, este disse:

"Tu és o filho favorito de Odin! Além de valente e nobre, tua alma é imaculada! Mas ainda assim és incompleto! Não tens humildade! Para consegui-la deverás conhecer a fraqueza… sentir dor! E para isso necessitas deixar o Reino Dourado e despir-te de tua aparência divina! A Terra, lá aprenderás que ninguém pode ser verdadeiramente forte se, em realidade, não for humilde! Por um tempo não mais serás o Deus do Trovão! A tua memória também tirarei! Agora, vai! Uma nova vida te espera!".

Assim nasceu o Doutor Donald Blake, com as memórias de uma vida humana, sem saber quem era na verdade. Sendo um talentoso médico, porém manco de uma perna, Thor foi, pouco a pouco, aprendendo a lição da humildade até que seu destino se cumpriu.

Hulk (Bruce Banner) - Mark Ruffalo

O Incrível Hulk é um dos personagens mais conhecidos das histórias em quadrinhos. Foi o super-herói da segunda série de histórias criada por Jack Kirby e Stan Lee, em 1962, dando continuidade à revolução dos quadrinhos iniciada com o Quarteto Fantástico. Seu nome verdadeiro é Dr. Robert Bruce Banner.

Na história original dos quadrinhos, o Hulk é o selvagem e poderoso alter-ego do Dr. Robert Bruce Banner, um cientista que foi atingido por raios gama enquanto salvava um adolescente durante o teste militar de uma bomba por ele desenvolvida. Este adolescente, Rick Jones, tornou-se companheiro de Banner, ajudando-o a manter o Hulk sob controle e mantê-lo longe dos ataques dos militares, que viam a criatura como uma ameaça.

Ao invés de perecer pela radiação, o cientista foi condenado a uma vida compartilhada com o seu lado mais obscuro, o também chamado golias verde. Originalmente, a cor do personagem era cinza, mas, por problemas na hora da impressão dos quadrinhos (a gráfica não conseguia acertar a tonalidade), ele apareceu num tom esverdeado, fazendo com que o Hulk passasse a ser o "Gigante Esmeralda" que conhecemos desde o início.

Outro fato interessante é que, nas primeiras histórias, a transformação de Banner em Hulk ocorria apenas à noite, como se isso fosse alguma maldição similar à dos lobisomens. Porém, em pouco tempo, Kirby e Lee chegaram a um acordo e o Hulk passou a surgir toda vez que o Dr. Banner ficava irado e despertava em si seu lado mais selvagem.

Em uma entrevista, Stan Lee disse que ambos criadores se inspiraram fortemente no clássico livro de Robert Louis Stevenson, The Strange Case of Dr. Jekyll and Mr. Hyde (em português, O Estranho Caso de Dr. Jekyll e Sr. Hyde ou, também, O Médico e o Monstro), no monstro Golem da mitologia judaica e no filme de James Whale, Frankenstein.

Gavião Arqueiro (Clint) - Jeremy Renner

Gavião Arqueiro (em inglês Hawkeye) é um membro dos Poderosos Vingadores e foi o primeiro líder dos Vingadores da Costa Oeste. Passou pelos Defensores e após uma viagem no tempo, atuou durante algumas aventuras como parceiro do Two-Gun Kid (histórias não publicadas no Brasil). Nos Vingadores, ele pode não ser um membro constante, mas quando aparece faz um grande trabalho. Seu nome verdadeiro é Clinton "Clint" Francis Barton. No Brasil, em suas primeiras aparições, pela RGE, seu nome era "Falcão". Mais tarde foi trocado para não se confundir com o do Falcão (Falcon), Sam Wilson.

Iniciou sua carreira como vilão do Homem de Ferro e nessa época se envolveu com a Viúva Negra, mas o relacionamento fracassou. Posteriormente se regenerou e entrou para os Vingadores, na mesma época em que o fizeram Mercúrio e a Feiticeira Escarlate. O líder era o Capitão América. Criou muitos problemas para o Capitão, pelo seu temperamento rebelde e atração pela Feiticeira, romance que não era aceito pelo irmão dela, Mercúrio. Procurando ganhar maior poder e se destacar na equipe, assumiu o uniforme e os poderes de Golias (uma das versões do Homem-Formiga) durante um certo tempo. Deixou temporariamente a equipe quando a Feiticeira Escarlate se casou com o Visão. Depois ele próprio se casaria com a heroína Harpia. O casal se juntaria aos Vingadores da Costa Oeste, onde tiveram várias brigas.

O Gavião Arqueiro, não dispõe de qualquer poder de natureza sobrehumana, porém, ele é o mestre supremo do arco e flecha, é um excelente artista marcial, líder e acrobata. Clint, possui uma visão extremamente espetacular e com ela é capaz de realizar feitos aparentemente impossíveis para um ser humano normal. Sua mira é tao excepcional (pois provem de seus longos e árduos treinamentos desde a infância) que o faz realizar muitas vezes, proezas inimagináveis seja com seu arco e flecha ou com qualquer outro objeto disponível em mãos.

Viúva Negra (Nataliha Romanova) - Scarlett Johansson

Viúva Negra (em inglês Black Widow) é uma personagem da Marvel Comics e integra a equipe dos Vingadores. Na versão original era uma super-espiã soviética inimiga do Homem de Ferro e teve um romance com o Gavião Arqueiro. Depois se envolveu com o Demolidor por um longo período. Seu nome verdadeiro é Natalia Romanova, também chamada de Natasha Romanoff, Natasha Romanova ou Natalie Rushman. Foi criada pelos escritores Stan Lee e Don Rico e pelo desenhista Don Heck. Sua primeira aventura foi na revista Tales of Suspense #52 (Abril de 1964). Como vilã, a Viúva usava um uniforme diferente. Em 1970, numa história em que enfrenta o Homem-Aranha (The Amazing Spider-Man #86 de Julho de 1970), ela mudou para um colante com um cinto dourado. O novo visual fez sucesso de imediato e ela acabou voltando como namorada do Demolidor, se tornando uma personagem regular da revista do herói cego (Daredevil #81–124, Nov. 1971 – Agosto 1975). (O Homem-Aranha tinha se interessado por ela na história citada, mas já contava com muitas pretendentes na época). Depois de deixar o Demolidor, ela entrou para o grupo dos Campeões (formado por Hércules, Motoqueiro Fantasma, Homem de Gelo e Anjo, The Champions Outubro 1975 – Janeiro 1978) e depois se tornou agente da Shield até que resolveu aceitar entrar para os Vingadores, quando então acabou alterando novamente o seu uniforme.

No gibi Marvel Millenium do Homem-Aranha, ela tinha ganhado um traje mecânico do Homem de Ferro no mesmo dia em que ele a pediu em casamento. Mas traiu a equipe de super-heróis quando atirou em Jarvis e quase matou o Homem de Ferro. Agora usa um traje de Homem de Ferro versão feminina da cor preta. Natasha descobriu a existência de uma nova Viúva Negra, a jovem espiã russa Yelena Belova, que queria superar Natasha, tentando se tornar a melhor Viúva Negra. Mas Natasha armou um plano para deixá-la louca, tentando diminuir a tola insistência de glória da garota.

Nick Fury - Samuel L. Jacksson

Herói de guerra do exército americano durante a Segunda Guerra Mundial e atual superespião e agente de elite da S.H.I.E.L.D., Nick Fury é um dos personagens mais influentes do Universo Marvel. Surgindo como um fumante de charutos, líder de uma unidade de elite do exército norte-americano (o Comando Selvagem), Fury conseguiu ascender ao posto de Comandante Geral da S.H.I.E.L.D., subordinado diretamente ao presidente dos Estados Unidos da América.

Após sua estréia nos "quadrinhos de guerra" da Marvel, Fury apareceria nos dias atuais numa aventura com o Quarteto Fantástico na revista Fantastic Four Vol. 1, #21 (dezembro de 1963). Então, a partir de Strange Tales #135 (agosto de 1965), o personagem se transformou em um tipo de espião no estilo James Bond, sendo o agente líder da agência de espionagem ficcional S.H.I.E.L.D Apesar de artisticamente influente, a série Nick Fury, Agent of S.H.I.E.L.D. não ultrapassou a Década de 1960 e as subsequentes séries do Fury foram esporádicas e não marcantes.

A S.H.I.E.L.D foi a resposta da Marvel Comics à onda de espionagem pop desencadeada pela febre de James Bond nos anos 60. Assim, o personagem Sargento Fury foi reelaborado para se tornar um superagente secreto. O rústico e violento soldado da II Guerra virou um sofisticado e ultratecnológico espião da Guerra Fria. Em uma falha de continuidade, Fury aparecia cada vez mais jovem nos quadrinhos, a medida que era mostrado como uma cópia do agente cinematográfico (série que atingiu o auge quando foi desenhada pelo eclético Jim Steranko). Anos depois a Marvel "explicaria" o fato, mostrando que Fury havia ingerido uma fórmula semelhante a do Capitão América (conhecida pelo nome de fórmula do Super Soldado), que o teria rejuvenescido.

Apesar de não ter série própria, Fury manteve o cargo de diretor da S.H.I.E.L.D. por décadas, tornando-se uma lenda viva nos meios de manutenção da lei e espionagem internacionais. Diversas vezes seus métodos "diretos" o colocaram em confronto contra os burocratas, políticos e outros que controlam e fiscalizam a organização. Em anos recentes, ele teve de promover um grande "expurgo" na agência para dissolver grupos corruptos e ineficientes instalados na diretoria.

Loki - Tom Hiddleston

Loki é um personagem de história em quadrinhos, um supervilão da Marvel Comics baseado em Loki da mitologia nórdica. Ele fez sua primeira aparição oficial na Marvel em Journey into Mystery (vol.1) nº85 (Outubro de 1962). Foi o vilão responsável pela primeira reunião dos Vingadores, grupo de super-heróis formado pelo seu arqui-inimigo Thor, Homem-Formiga, Vespa, Homem de Ferro e Hulk. O grupo se formou após combater um dos ataques do vilão. Lóki também foi o responsável pela criação do Homem-Absorvente e pelos ataques do Destruidor, um robô criado por Odin, ambos inimigos de Thor. Entre tantas maldades que foi capaz de cometer com o intuito de usurpar o trono de Odin (que, por direito, é de Thor), Loki fez parte da Cabala de Norman Osborn, posteriormente colaborando para o Cerco a Asgard. Seu fim será a morte nas mãos do super-humano mais poderoso (e louco) do universo 616: o Vácuo, alter ego demoníaco e quase onipotente de Robert Reynolds (que chegou a fazer parte dos Vingadores sob a identidade heróica do Sentinela). Mas, na Era Heróica, será ressuscitado na forma de um asgardiano adolescente.

Loki na verdade é mal entendido, ele sempre achou que Odin o adotara para que fosse enaltecida a grandeza de Thor, Loki ficou desgostoso com sua condição submissa em relação áqueles que lhe tiraram sua condição de herdeiro de Laufey, rei dos gigantes. Toda a sua luta é para mostrar a todos que ele tem valores, ainda que distorcidos.

Nenhum comentário: