Todos os jogos, de uma forma ou de outra e até mesmo criada por nós, têm suas conquistas internas porém, na atual geração isso foi elevado ao Sétimo Sentido da braincadeira e ai, agora essa porra coisa ficou séria. Jogos de Mega e Snes tinham objetivos a serem cumpridos ou metas para digamos, o 100% do jogo. Tal esquema continuou na próxima geração e aos poucos mudou.
Jogos de luta são meus preferidos, mas jogos de verdade nada de botão para bloqueio, e com certeza o número de Hadoukens que já soltei na vida, deve ter passado fácil dos mais de oito mil. Isso só no Street Fighter II pois na série Alpha e Ex devem ter mais uns trocentos não contabilizados. E então chegamos ao Street Fighter IV (o III só eu gostei e ninguém gostava e hoje em dia virou modinha para os que odiavam, como isso?) e assim, os lutadores de ruas chegavam a um novo torneio: Em busca de mais conquistas.
Sua reação ao ver "Seriously 3.0" em Gears 3 |
Mas voltando um pouco nas gerações de consoles, antes uma conquista seria um desafio proposto a sí mesmo ou um desafio entre amigos. Nesses momentos, o Memory Card era a nossa testemunha para apontar o dedo na cara do infeliz e gritar (TAKE THAT!) a conquista. Quem consegue mais pontos em algum estágio de Tony Hawks 2? Maior artilharia em jogo de esporte? Terminar SF com mais pontos? Muitas coisas eram criadas como desafio particular.
Chegando na geração 128 bits (os tempos contados a bits tudo era mais legal ...) começou a base do que “gira” os jogos hoje. Você nunca notou seu Profile em jogo esportivo? Pegando um exemplo o NHL 2k10 (ainda não sei como tenho paciência com a 2k Sports ¬¬) o jogo trás muitos desafios para o jogador completar e, quando completado, rende pontos para habiltar novas coisas no jogo como times clássicos ou arenas. Fazer hat-trick, conseguir um Shut Out com sue goalie, hat-trick com seu defensor, vencer seu rival fora de casa com mais de 4 gols de vantagens, são alguns exemplos dos desafios (troque o nome por Archievement ou Trophy (Bronze/Silver/Gold) e imagine isso online, o que te lembra?) dentro do jogo.
Sua reação ao conseguir uma conquista/troféu |
Um jogo taxado de mediano, deve ser jogado para procurar diversão nele ou o que o torna menos chamativo que outros jogos, ou isso é detalhe, vamos ver as conquistas e ver o que tem no jogo? Não sei quanto a você, mas eu alugaria para testar. Só compraria se fosse Hokuto Musou e mesmo que o jogo fosse sem conquistas, afinal parecer ser o épico game da saga de Kenshiro.
E você leitor, acha que os jogos continuam com o mesmo nível de diversão ou a indústria criou dois grupos de jogadores: Conquistador e o Jogador?
3 comentários:
Nao vejo problema no lance de achievements/conquistas qdo estas conquistas beiram o nivel da realidade possível para seres humanos, sem precisar usar guias. O que eu acho ruim são conquistas baseadas em punhetar a sua mente com atividades repetitivas e enjoadas q nao da pra fazer sem guia... tipo pegar trocentas bandeiras no AC Brotherhood
Legal esse texto viu Waka, parabéns huahah
Sobre a pergunta deixada no final, acho que fica entre os dois (pelo menos comigo), mas ja vi caras comprando um jogo que tinha troféus faceis e com boa pontuação só pra ser o Líder semanal/mensal de sites de rankings da PSN/Xbox Live, o que na minha opinião é uma besteira, visto que o cara gasta grana pra jogar um game apenas pelos trofeus, e não também pelo jogo em si.
@Dalton mate todos os templários e corre pro abraço com essa conquista. Se for como no livro, parece fácil.
@SP vejo muito disso na net, a corrida pelo "fuck yeah" conquistador/platinador da semana, insano isso
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